domingo, 31 de julho de 2011

Educação a Distância: O papel do professor-tutor

Ensino a Distância – Formação de Professores e Tutores

A modalidade de Ensino a Distância vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Para essa modalidade de ensino as instituições trabalham com professores graduados na área do curso. Esses professores também chamados de tutores presenciais, tutores a distância e professores a distância orientam os alunos e ficam muitas vezes online pelos ambientes virtuais (AVA) para responder questionamentos e participar de fóruns de discussões, auxiliando os alunos.
Esses professores/tutores recebem treinamentos e/ou capacitações para desenvolver essas atividades?
            Algumas instituições têm essa preocupação, porém ainda existem muitos professores tutores despreparados atendendo esse público diferenciado de alunos.
Os alunos que procuram um curso a distância possuem um perfil diferenciado. São alunos que buscam custo menor, não tem disponibilidade para freqüentar um curso tradicional (diário), já trabalham na área de formação, mas não possuem qualificação acadêmica, a maioria já passou dos 28 anos.
Para atender esse perfil de discentes os professores-tutores precisam ter domínio do ambiente virtual e o mínimo de conhecimento nas disciplinas ministradas pelo professores a distância, visto que, são esses professores que estarão em sala auxiliando os alunos em seus questionamentos. Além do auxílio pedagógico esses professores precisam cativar e trazer esses alunos para dentro da instituição, mesmo que seja uma ou duas vezes por semana, esses alunos precisam entender que fazem parte desse ambiente e que são universitários. Muitos alunos do ensino a distância desistem do curso, pois se sentem isolados ou abandonados.
É no fator “abandono” que entra o papel importante dos professores-tutores que precisam participar da vida acadêmica desses alunos que não freqüentam a faculdade diariamente. E como participar da vida acadêmica desses alunos?
Para os professores-tutores estarem presentes na vida desses alunos eles precisam utilizar dos meios de interatividade disponíveis: e-mail, ambiente virtual, mensagens e explorar ao máximo os encontros presenciais. O e-mail é um elemento essencial nessa comunicação, onde os professores-tutores podem sugerir matérias para leitura, encaminhar mensagens motivacionais e auxiliar em dúvidas.

4 comentários:

  1. Olá Professor Alexsander!

    É isso mesmo, o professor tutor tem um papel extremamente importante no ensino a distancia. Temos que nos comprometer com os aspectos pedagógicos, técnicos, sociais e administrativos. O professor tutor tem que inspirar confiança no aluno para assim facilitar a aprendizagem e temos a árdua tarefa de levarmos toda a sala no mesmo ritmo.
    Um abraço, boa sorte e parabéns pelo blog!
    Professora Luciana Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. É realmente importante que o Professor-tutor tenha consciência do seu papel e da sua responsabilidade. Parabéns!

    Professor Silvio Bianchi

    ResponderExcluir
  3. Prof. Alexsander, penso que o maior obstáculo a ser transposto pelo tutor, é o de conseguir que os alunos interajam no ambiente virtual de aprendizagem, particularmente àqueles que nunca utilizaram essa ferramenta como forma de aprendizagem. Já passei por essa experiência. Acredito que a interatividade ainda é um processo que precisa de mudança de pensamento para ter mais aceitação. Prof. Alberto Mota.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alex, bem interessante o texto. Todas as atividades que envolvem um curso de EAD são de grande importância para que o aluno atinja o objetivo esperado. É a dedicação de todos, tutores presenciais e a distância e professores que vai levar um ensino de qualidade e um bom profissional para o mercado de trabalho.
    Elenice

    ResponderExcluir