terça-feira, 2 de agosto de 2011

José Manuel Moran - definição para EAD

José Manuel Moran
Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. A educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.

O texto escrito por Moran um dos maiores autores do Ensino a Distância nos define de forma clara e simples o que é a EAD.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto! Obrigado por compartilhar,
    Abraços! Ramon

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que a EAD no Brasil, infelizmente, ainda não passa de uma novidade! Nós estamos engatinhando, pois muitos professores e usuários, nem se quer sabem o básico dos recursos e utilização da informática como suporte no processo ensino-aprendizagem. Sobre as vantagens e desvantagens da EAD no Brasil, ainda não descobrimos o ponto de equilíbrio, pois muitas barreiras precisam ser superadas, onde a maior dela ainda é o preconceito. Nossas leis educacionais são mais restritivas e preconceituosas do que uma democratização do saber! A EAD não deve substituir o que temos, mas contribuir e ajudar no aperfeiçoamento do que temos. Se pensarmos assim, talvez novas instituições educacionais comprometidas com a multiplicidade de saberes, contribuirão para os rumos que a EAD precisa dar, não acha?

    ResponderExcluir
  3. As colocações do prof. Moran são sempre muito esclarecedora.

    ResponderExcluir