sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EAD - Conclusões

Após um período de participações e análises de alguns blogs sobre a Educação a Distância, consegui observar que essa modalidade de ensino cresce em ritmo acelerado e desperta o interesse em muitos estudiosos.
Muitos países iniciaram a Educação à Distância da mesma maneira, porém alguns se especializaram e investiram em tecnologias e metodologias para aperfeiçoar essa modalidade de ensino.
Vários autores buscam definições para Educação a Distância. Moran um dos principais autores sobre o tema diz: “Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.”
A Educação a Distância requer comprometimento e um cronograma particular do aluno, pois ele precisa se programar para realizar as atividades e ler os conteúdos propostos. Com comprometimento, atenção aos prazos o aluno consegue desenvolver suas atividades. A USP recentemente teve 40% dos alunos da graduação online eliminados do programa, devido à falta de comprometimento, dificuldades de utilização das ferramentas, participação em encontros presenciais, entre outros fatores.

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