sábado, 3 de setembro de 2011

CANADÁ x BRASIL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

            O Canadá possui diversas experiências em Educação a Distância, em 1899 a Universidade de Queens, em Ontário, já oferecia cursos em EAD usando o modelo de correspondências. No ano de 1920, os ministros da educação criaram unidades de EAD dentro dos ministérios da educação para oferecer cursos para escolas primárias e secundárias, particularmente para estudantes de comunidades rurais (BARBOSA, 2005).
            A partir de década de 40, o Canadá começou a usar o rádio para debates e educação, promovendo a discussão de problemas locais e regionais nas comunidades rurais (JURBERG, 2005).
            Em 1969 a Universidade Memorial de Terranova organizou um programa especial de atividades, que baseou-se em diversas técnicas para levar o ensino a localidades remotas. Esse programa conseguiu atingir mais de seiscentos matriculados no primeiro ano, e chegou a mais de quatro mil estudantes inscritos nos anos seguintes.
            Posteriormente, o Canadá inaugurou a Rede de Conhecimento, que é uma rede de TV educativa financiada pelo governo da província de British Columbia. Os programas são transmitidos tanto para receptores comuns como para sistemas a cabo. Formou-se um consórcio de universidades livres, ocasionando o incremento da EAD (JURBERG, 2005).
            Outra questão que aumenta a ênfase do ensino a distância no Canadá é a localização e clima. Com o uso de tecnologias (satélites) a educação chega a regiões geladas que não podem ser alcançadas por terra.
            Conforme o pesquisador Lúcio Teles, no Canadá as universidades decidem o que fazer em relação a cursos de EAD. Não existe legislação a respeito. Se uma faculdade deseja estabelecer um programa de mestrado on-line, um professor deverá encabeçar a iniciativa, escrever a proposta do mestrado on-line e obter ratificação do comitê executivo da faculdade. Depois disso, a proposta é enviada ao conselho superior da universidade e aprovada. A partir daí o programa pode ser criado e oferecido (MARQUES, 2005).
            No Brasil o Instituto Universal Brasileiro, criado em 1941, e a Universidade do Ar, criada e em 1946 foram pioneiros na Educação a Distância. Através do Instituto Monitor, o primeiro curso de Educação a Distância no Brasil foi o curso técnico de rádio, que era feito por correspondência, com o envio de material didático impresso. Segundo o diretor do Monitor, Roberto Palhares, o objetivo deste curso era transmitir informações suficientes para o conserto de diversos equipamentos utilizados nas transmissões da época. Por vezes, o material, após encomendado, levava até três meses nos correios para chegar às mãos dos alunos.
A Universidade do Ar, instituição criada pelo SENAC, ampliou as fronteiras da modalidade ao inovar na metodologia adotada para a prática da EAD; o rádio. Tal tecnologia permitiu que uma parcela muito maior da população tivesse acesso aos cursos. "O rádio conseguia abranger uma população que, por vezes, nem sabia ler e conseguia chegar a regiões muito distantes", explica Regina Ribeiro, coordenadora do núcleo de EAD do SENAC.
O Canadá e o Brasil iniciaram suas atividades no EAD na década de 40, independente da disciplina, o objetivo era o mesmo levar conhecimento.
 

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